Os passageiros do transporte coletivo urbano de Itu que utilizam o Terminal Pirapitingui e ainda não têm o cartão eletrônico, devem providenciá-lo o mais breve possível para continuar a utilizar a integração dentro do local. A partir de 1º de abril, o embarque será realizado apenas pela porta dianteira. No terminal, por onde passam cerca de 8 mil pessoas por dia, são atendidas 15 linhas de ônibus.

O Terminal Pirapitingui é o único local de Itu que ainda tem integração física. Nas demais linhas que operam na cidade, a integração já é realizada com a utilização de cartão eletrônico. “As concessionárias estão preocupadas com a propagação do coronavírus. O uso de cartão evita o manuseio de dinheiro e, com isso, reduz o risco de contaminação. Além disso, com o cartão não é necessário dar troco e o embarque fica mais ágil, evitando-se filas e aglomerações”, argumenta Paulo Barddal, diretor de Comunicação do Grupo Belarmino, do qual a Viação Avante e Viação Itu são integrantes.

A medida que entra em vigor a partir de 1º de abril e as concessionárias fizeram cartazes, banners, além de criar equipes para orientar e fornecer informações aos usuários. “Colocaremos cartazes em todos os ônibus que operam nas linhas que servem o Terminal Pirapitingui. Os banners serão colocados em todas as plataformas e as equipes estarão uniformizadas com camisetas com a inscrição Posso Ajudar? E mais os  logotipos das concessionárias”, diz Barddal. A informação também estará nas redes sociais e nos sites das transportadoras.

Durante todo o mês de março, a equipe de orientadores da Viação Itu e da Viação Avante ficarão no terminal para informar os passageiros sobre a mudança e sobre como fazer o cartão eletrônico. “Para facilitar ainda mais, deixaremos centenas de cartões eletrônicos pré-impressos e já prontos para uso”, afirma Barddal.

Vantagens do cartão

Mais de 62% dos usuários de ônibus de Itu já utilizam o cartão eletrônico, por conta das vantagens que ele oferece. Quem usa o cartão eletrônico, além de ter direito a integração, paga 5% a menos pela passagem, que custa R$ 4,00 para pagamentos em dinheiro, e R$ 3,80 para os usuários do cartão.

Outra vantagem é a maior segurança para os motoristas e para os próprios passageiros pois, ao reduzir o volume de dinheiro em circulação nos ônibus, desestimula os assaltos e ainda reduz riscos de contaminação da Covid-19. Mas o uso do cartão ainda agiliza o embarque.

Como fazer o cartão

Para fazer o cartão eletrônico em Itu basta apresentar os originais do CPF e RG. O cartão pode ser solicitado em dois locais: na garagem da Viação Itu, localizada na Avenida Laroy S. Starrett, 571, bairro Rancho Grande, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30; ou, no Terminal Pirapitingui, que fica na Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo (SP-79). Nesse local, o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O cartão fica pronto na hora, o beneficiário pode colocar créditos em seguida e já utilizá-lo. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (11) 4813-8850.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Traficante na lista dos mais procurados do Ceará morava em casa de luxo alugada no interior de SP

1 de 1 Traficante foi preso em Salto, no interior de São Paulo — Foto: Arquivo Traficante …