Quer receber as principais Notícias de Salto e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.
Conforme o TCE, a prefeitura descumpriu os prazos estabelecidos em instruções, comunicados e resoluções
TCE adverte a Prefeitura de Sorocaba
Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (29/3/2019)

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) advertiu a administração municipal de Sorocaba por problemas relacionados a prazo para entrega de informações. As referências são ao período em que José Crespo (DEM) esteve à frente do Executivo.

Conforme o TCE, a Prefeitura descumpriu os prazos estabelecidos em instruções, comunicados e resoluções. Em sua defesa, Crespo, então chefe do Executivo, reconheceu os atrasos e argumentou não ter havido conduta omissiva ou dolo de sua parte, já que todos os documentos foram enviados ao Tribunal.

Crespo ainda reiterou e ratificou as informações prestadas pelo município e frisou que, diante do volume de contratos em trâmite na Prefeitura, os gestores municipais não têm condições de acompanhar todas as fases do procedimento de contratação pública realizadas por servidores e setores diversos, em momento posterior à celebração do ajuste.

Leia mais  Fotos mostram antes e depois em Sorocaba

O TCE, por considerar que os atos “registrados durante o exercício não provocaram embaraços graves à fiscalização”, não aplicou penalidades a Crespo. A decisão foi publicada no último dia 8.

Documentando a cidade

Estreia nesta quinta-feira (15), às 8h, na TV Câmara Sorocaba, um documentário em homenagem ao aniversário da cidade, que completa 365 anos. Com 24 minutos de duração, a obra retrata a trajetória do município desde sua fundação por Baltasar Fernandes, em 1654, até seu pleno desenvolvimento atual. Produzido pelo jornalista José Maria e Silva, oficial de comunicação da Câmara Municipal, o documentário traça os primórdios de Sorocaba com o tropeirismo e a feira de muares, passando pela construção da estrada de ferro, a industrialização, sua organização política e desenvolvimento educacional, cujo legado foi espalhado para todo o país. Foram entrevistados para a produção o pesquisador José Rubens Incao; os historiadores Ademir Barros dos Santos, Adilson Cezar, Geraldo Bonadio e Sérgio Coelho de Oliveira; e os professores Aldo Vannucchi, Ana Maria Mendes e Milton Marinho. Após a estreia na TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET; e Canal 9 da Vivo) o documentário também estará disponível nas redes sociais da Câmara de Sorocaba.

Leia mais  São Bento tem de torcer por tropeços de adversários no Brasileiro da Série B

Preparar terreno

O PSDB reelegeu Mário Moura como coordenador regional de Sorocaba, e José Romeu Vichier Filho, ex-presidente do PSDB de Boituva, como secretário regional. Assessor parlamentar da deputada estadual Maria Lúcia Amary desde 2013, Moura tem como principal objetivo preparar o partido junto aos diretórios municipais do PSDB nas eleições do ano que vem. “Por determinação do nosso governador João Doria e do presidente estadual do partido Marco Vinholi, e com a força dos nossos deputados Maria Lúcia Amary e Vitor Lippi, iremos intensificar o trabalho para aumentar o número de prefeitos e vereadores do PSDB na região de Sorocaba”, informa Mário Moura.

Aula magna

O programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso) fará sua Aula Magna no dia 22 deste mês e contará com a participação da professora e pesquisadora Lucia Santaella. O evento acontecerá no Bloco F da Cidade Universitária, a partir das 9h, e é aberto aos interessados. Lucia Santaella abordará o tema “A pesquisa como modo de vida”. A convidada já publicou mais de 40 livros, além de cerca de 400 artigos em periódicos científicos no Brasil e no exterior. Ela é pesquisadora 1A do CNPq, graduada em Letras Português e Inglês, é professora titular emérita da PUC/SP, atua no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP, com doutoramento em Teoria Literária e Livre-Docência em Ciências da Comunicação.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

Leia também

Bebê encontrado em lixão de Itu estava em um saco plástico com parte da cabeça queimada

Um feto de um bebê foi encontrado morto em um lixão na tarde desta sexta-feira (16), em It…