Na manhã desta sexta-feira (05/04) foram realizadas a premiação do Concurso de Caricaturas “Pery Guarany Blackman”, a abertura oficial da exposição da Semana de Caricatura “Professor Pery Guarany Blackman”, que conta com os trabalhos dos vencedores e os selecionados do concurso e também o início da exposição “História da Arte como História da Cidade”, promovida pelo Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu “Synésio de Sampaio Góes” (Mahmi).
A cerimônia contou com a presença do prefeito Guilherme Gazzola e da secretária municipal de Cultura e Patrimônio Histórico Maitê Velho. Para o concurso de caricaturas foram inscritos 60 trabalhos de locais como Itu, Campinas, Fortaleza, Rio de Janeiro, Votorantim, Salto, Mogi Guaçu, Bauru, Teresina, São Paulo, Porto União, Rio Grande do Sul e também do exterior como de Portugal e da Macedônia.
O primeiro colocado foi Paulo José Barbosa Pinto, de Grandra (Portugal), com a obra intitulada Samuel L. Jackson – Star Wars; em segundo lugar João Bosco Jaco de Azevedo, de Belém (PA), com a caricatura de Dona Ivone Lara e em terceiro lugar Alisson Ortiz Affonso, de Rio Grande (RS), com a caricatura de Guilhermo Del Toro. O concurso também ofereceu quatro menções honrosas para Edinei Braz, por Jack Chan; Débora Santhyago Carvalho, por Lady Gaga; Lucas Navarro Bussaglia, por Michael Jordan, todos de Itu e Sérgio Roberto Campelo, por Van Gogh, de Campinas.
O único premiado que compareceu a cerimônia, Lucas Navarro Bussaglia, recebeu o certificado das mãos do prefeito Guilherme Gazzola. Na edição de 2018 do concurso, Lucas foi o primeiro colocado com a caricatura do músico internacional Axl Rose.

Mahmi
Na ocasião também foi aberta a exposição “História da Arte como História da Cidade”, promovida pelo Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu “Synésio de Sampaio Góes” (Mahmi), que possui diversificado conjunto de coleções e fundos de arquivo, com itens como manuscritos, fotografias, iconografia, têxteis, mobiliário e obras de arte dos artistas ituanos, originais de Demétrio Ligotti Blachman, Pery Guarany Blackman e Jonas Barros, além de reproduções de Miguel Benício de Assunção Dultra e José Ferraz de Almeida Júnior.
Entre as obras de destaque das coleções está a “Vista do Pão de Açúcar tomada da Praia de Icaraí”, datada de 1924 retratando a paisagem carioca com autoria de Garcia Bento, renomado pintor especialista neste gênero. E duas gravuras (serigrafias) da série Brasília Para Sempre: “Brasília Plano Piloto” e “Praça dos Três Poderes – Risco original”, ambas datadas de 1997, ambas realizadas pelo Arquiteto e Urbanista Lucio Costa.
Já o destaque da exposição fica por conta da obra “Canto burlesco” de Roberto Burle Marx. O prefeito Guilherme Gazzola e a secretária municipal de Cultura e Patrimônio Histórico Maitê Velho destacaram o trabalho desenvolvido pelo diretor de Patrimônio Emerson Castilho e pelo ex-secretário de Cultura, Geraldo Gonçalves Junior para a conquista das obras expostas na exposição.
As obras foram conquistadas por meio de edital proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que mediou a doação de um amplo lote de obras de arte do Instituto Itaú Cultural para os museus públicos brasileiros. Em fevereiro, foram entregues 37 que passaram a pertencer ao município.
As exposições podem ser visitadas gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Prefeitura de Itu, localizada na Avenida Itu 400 anos, 111, Itu Novo Centro.

Artigos relacionados
Carregar mais por admin
Carregar mais em Cultura

Deixe uma resposta

Leia também

Prefeitura realiza atividades no Dia Internacional de Combate às Drogas

CEMUS V teve teatro do projeto “Anjos da Vida” e Secretaria da Educação recebe gibis do Pr…