Neste sábado (19/01) ocorre o lançamento do Projeto Ponto a Ponto, com a oficina gratuita “Tecendo Memórias e Trabalhos”, com Aline Zanatta, no Espaço Trama, localizado na Fábrica de Artes Marcos Amaro, das 10h Às 12h.

O projeto é realizado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Élida Marques Produções Artísticas Ltda, com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura de Itu e Salto e Fundação Marcos Amaro.

O intuito da oficina é refletir de forma dinâmica e artesanal sobre o tema da memória, relacionando-a com o conceito tempo-espaço e trabalho. Ao mobilizar sujeitos e suas memórias, os relatos serão compreendidos como saberes em ação, transmissão e potencialmente transformadores. Para tanto, vamos utilizar imagens, relatos, poemas, objetos e textos para tecermos juntos uma construção coletiva sobre memória e os pontos que a ligam ao universo do trabalho e às lembranças do cotidiano.

Aline Zanatta, filha de tecelã, é historiadora, mestre em História Cultural pela Unicamp e Doutoranda na Faculdade de Educação/Unicamp. Desde 2016 é educadora do Museu Republicano “Convenção de Itu/USP”, integrante da Rede São Paulo de Memória e Museologia Social e do grupo de Cultura Popular Caixeiras das Nascentes.

As inscrições podem ser realizadas no dia do evento ou por meio do evento no Facebook, na página Ler é Uma Viagem (https://www.facebook.com/lereumaviagemoficial/).

O projeto Ponto a Ponto segue com atividades mensais oferecendo sessões de leitura pública, rodas de conversas, oficina de mediação de leitura, oficina de bordados e tecelagem manual e piqueniques literários, nas bibliotecas públicas, reunindo pessoas que acreditam na eficácia do fazer artesanal em conjunto com rodas de leitura, cantorias e conversas, como estratégia para atrair pessoas para o mundo das narrativas, de forma delicada e inusitada.

A Fábrica de Artes Marcos Amaro (FAMA) fica na Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09, Centro.

Artigos relacionados
Carregar mais por admin
Carregar mais em Cultura

Deixe uma resposta

Leia também

Quatro pessoas ficam feridas em acidente na estrada que liga Salto a Itu

Carros bateram de frente na Estrada Velha que liga Salto a Itu — Foto: Dalmo Bergantin/Arq…