Quer receber as principais Notícias de Salto e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

A Prefeitura de Curitiba anunciou que irá apoiar uma iniciativa que deveria ser praxe não só em todas as cidades, como em todos os edifícios do país: o cultivo de hortas nos canteiros e calçadas curitibanas. Segundo o prefeito Rafael Greca, a ideia é regulamentar a prática das hortas comunitárias ainda em sua gestão, e criar uma nova regulamentação que estimule a agricultura urbana, ofereça segurança jurídica e ainda possa mediar conflitos entre os cultivadores das hortas e as vizinhanças.

Pois, para espanto geral, alguns responsáveis por hortas comunitárias na cidade que foram recebidos por Greca já haviam sido denunciados por moradores por “cultivo de hortaliças em espaço público”. O prefeito afirmou, no entanto, que as sanções serão suspensas enquanto um novo projeto de lei será feito para regulamentar tais práticas. “A agricultura urbana é uma tendência mundial, a humanidade tem que se voltar de novo para terra e para o arado”, disse o prefeito.

Horta em canteiro do bairro Cristo ReiComo a lei atual não prevê o uso dos canteiros de grama e outros espaços públicos urbanos de terra para tal prática, a fiscalização acaba por ter de punir quem pratica o cultivo nesses locais. Além de alimentos, em diversas das iniciativas na capital paranaense – como nas hortas comunitárias dos bairros Cristo Rei e Hugo Lange – são cultivadas plantas que ajudam no combate à poluição. “Se Burle Marx, meu amigo e grande paisagista brasileiro, fosse vivo, ia louvar a ideia de colocar bananeiras, ao invés de roseiras europeias, no jardim”, concluiu o prefeito.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Placas da Zona Azul em Votorantim têm erro de grafia e serão substituídas

Placas trazem a palavra “estacionamento” grafada de maneira incorreta, sem a s…