O Centro Universitário N. Senhora do Patrocínio (CEUNSP), instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, foi selecionado para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ação da Política Nacional de Formação de Professores, de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC).

Em um período de 18 meses, à contar a partir de agosto, a Instituição, junto aos acadêmicos do segundo ao quarto semestre do curso de Pedagogia, vai desenvolver atividades nas redes de ensino públicas de Salto e de Itu. Devido à pandemia, as ações serão iniciadas virtualmente. As escolas estão sendo indicadas pelas Secretarias e Diretoria de Educação. Esta é a primeira vez que a Instituição desenvolverá essas ações na região a partir do referido programa.

O PIBID concede bolsas a alunos de licenciatura e o projeto desenvolvido pelo CEUNSP e aprovado no processo seletivo, contemplou a área prioritária da alfabetização. A Instituição se classificou com o 83º lugar entre as 250 instituições de ensino superior escolhidas. O projeto, que concorreu na seleção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), apresenta como integrantes: 01 coordenador institucional/de área, 24 discentes bolsistas, 06 discentes voluntários e 03 professores de escolas públicas, sendo duas da cidade de Salto e uma da cidade de Itu.

No total, serão 30 alunos participantes, sendo que os 24 bolsistas receberão por parte do MEC um valor de 400 reais mensais para desenvolverem atividades nesses 18 meses. As três escolas também terão professores bolsistas, que receberão 765 reais mensais para supervisionarem as atividades dos alunos do CEUNSP no projeto durante o período mencionado. 

Segundo a professora Me. Adelma Francisca Mendes Marques, coordenadora institucional  e de área do projeto elaborado pelo CEUNSP, a alfabetização de crianças do primeiro e segundo ano será trabalhada como prioridade. “A área prioritária para trabalharmos em nossa região será a alfabetização no Ensino Fundamental nos anos iniciais. Envolve especificamente o curso de Pedagogia e conta com a participação de acadêmicos dos segundos aos quartos semestres. Todas as escolas de ensino fundamental I (Anos Iniciais), de ambas as cidades, foram convidadas pelas Secretarias a participar do projeto”, explica.

O projeto do CEUNSP selecionado pela CAPES, contemplará três áreas de atuação: literacia, que refere-se a melhor compreensão de textos; numeracia, que compreende o aprendizado da matemática a partir da resolução de problemas em forma de histórias; e LIBRAS, que compreende a prática de uma segunda linguagem que prevê a inclusão social das crianças surdas-mudas.

Segundo a Profa. Dra. Milena Maranho, uma das componentes da equipe que escreveu o projeto, a proposta em trabalhar com LIBRAS pode ter sido um dos diferenciais para que a Instituição tivesse uma boa classificação. “Foi uma surpresa quando soubemos de nossa classificação. Esta é a primeira vez que o CEUNSP vai executar uma projeto dessa magnitude na região. Acreditamos que a inclusão de LIBRAS, por exemplo, foi um grande diferencial. Será um aprendizado não apenas para as crianças, mas para todos os envolvidos”, avalia.

Ainda para a coordenadora Profa. Me. Adelma Mendes Marques, a intenção é dar continuidade às ações nos próximos anos. “É uma oportunidade para termos uma contribuição social em Salto e Itu, de interação profunda e mais direta com as escolas públicas, e ao mesmo tempo, conciliar junto à comunidade acadêmica, o ensino e a aprendizagem. A ideia é nos inscrevermos novamente nos próximos anos e beneficiarmos cada vez mais escolas”, enfatiza.

Por fim, o reitor da Instituição, Prof. Me. Marcel Fernando Inácio Cardozo, aponta a importância da participação do CEUNSP no PIBID. “Primeiramente é um orgulho conseguir essa classificação tão boa, concorrendo com instituições do Brasil inteiro. Nossos alunos terão uma oportunidade incrível, como profissionais e cidadãos. Além disso, o projeto vai reforçar a importância do Ceunsp para a região e vai mostrar como a Instituição contribui para o desenvolvimento social das cidades em que está estabelecida”, argumenta.

Foto: arquivo/Comando Notícia.

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