Vídeo mostra aplicação da vacina contra a Covid em idoso de Itatiba — Foto: Arquivo Pessoal

O momento de alegria pela aplicação da segunda dose da vacina contra Covid se transformou em “dor de cabeça” para a família de um idoso de 87 anos, de Itatiba (SP). Após gravar o momento da imunização, os familiares perceberam no vídeo que a vacina não havia sido aplicado por uma técnica de enfermagem. A funcionária foi afastada de suas funções pela prefeitura e a Polícia Civil investiga o caso.

Em entrevista ao G1, Maraiza Vieira relatou que o avô Manoel Vieira estava empolgado para receber a segunda dose e foi até o Ambulatório Central de Especialidades na manhã de quarta-feira (31). A aplicação foi filmada para registrar o momento de alegria da família, já que o idoso havia vencido uma luta recente contra o câncer.

“Ele recebeu a primeira dose no dia 2 de março e estava muito animado para a segunda dose, pois pretende visitar os familiares em Minas Gerais e o meu irmão o levou até o local da vacinação e resolveu filmar. Era um momento de alegria para a nossa família, pois ele concluiu o tratamento contra um câncer de próstata após dois anos e esta seria mais uma etapa concluída”, conta.

No entanto, o registro de alegria pela vacinação se transformou em transtorno para a família do aposentado.

“Assim que o meu irmão publicou o vídeo no status de uma rede social, eu percebi que o líquido não havia sido injetado. Ficamos revoltados e indignados, pois achamos que ele estaria vacinado e protegido. O vídeo acabou sendo fundamental para a denúncia, sem ele não teríamos percebido”, afirma.

Ao assistir o vídeo em uma rede social, Maraiza Vieira percebeu que o avô Manoel não havia sido vacinado contra a Covid-19. — Foto: Arquivo Pessoal

Maraiza explica que ao constatar através do vídeo que o avô não estava vacinado, foi até o local e conversou com responsáveis pela vacinação, que tomaram providências e denunciaram à Polícia Civil de Itatiba.

De acordo com o boletim de ocorrência, a seringa usada pela técnica de enfermagem foi encontrada com o líquido da vacina dentro do lixo. A funcionária alegou à prefeitura que o vídeo gravado havia sido editado. Maraiza nega qualquer edição no vídeo e explica que a técnica de enfermagem não admitiu o erro.

“O aparelho que gravou o vídeo está com as autoridades para a perícia e demais medidas necessárias. Acho que errar é humano e eu perguntei se ela havia esquecido de aplicar a vacina. Ela afirmou que ele tomou. Não posso julgá-la, não sei se ela estava cansada ou foi má-fé, mas poderia ao menos ter admitido o erro”, lamenta.

Passado o susto com o avô, Maraiza alerta para que os acompanhantes de idosos fiquem alertas com a aplicação das vacinas.

“A vida do meu avô foi colocada em risco e estamos expondo para que todos tenham mais atenção com o momento da aplicação. Não podemos generalizar, mas ficar atento ao momento da vacinação pode salvar a vida deles em caso de erro”, finaliza.

Nas imagens é possível ver que a profissional estava com a seringa, quando coloca a agulha no braço do idoso, mas não injeta o imunizante e finaliza como se tivesse vacinado (veja abaixo).

Profissional da Saúde é afastada após fingir aplicar vacina em idoso em Itatiba

Profissional da Saúde é afastada após fingir aplicar vacina em idoso em Itatiba

A enfermeira responsável pelo setor afirmou, segundo o boletim de ocorrência, que não acreditava em ma-fé em desviar o imunizante por conta da destinação da seringa ainda com CoronaVac no lixo.

“Chamamos este senhor novamente e ele recebeu o imunizante da forma adequada feita por outro servidor. Também imediatamente afastamos esta funcionária até que a gente possa apurar todos os fatos. Tenho certeza que esse fato isolado não vai comprometer toda a campanha de sucesso que tem sido a imunização contra a Covid no município de Itatiba”, ressaltou o secretário de saúde, Renan Dias Irabi.

Idoso foi vacinado contra a Covid em Itatiba — Foto: Reprodução

O G1 apurou que o caso foi registrado como infração de medida sanitária preventiva com o crime de peculato. Um inquérito policial foi instaurado e serão realizadas oitivas. Também houve a apreensão do vídeo e a seringa.

“Até que se esclareça o ocorrido, ela permanece afastada de suas funções. A Secretaria de Saúde esclarece ainda que a funcionária não participou de outras ações vacinais, como os ‘Vacinaços’ promovidos nos últimos dois finais de semana, que vacinaram milhares de cidadãos”, informou a prefeitura em nota.

Secretário de Saúde de Itatiba fala sobre profissional afastada por fingir aplicar vacina

Secretário de Saúde de Itatiba fala sobre profissional afastada por fingir aplicar vacina

Outro caso

Profissional aplica vacina em idoso após 1ª tentativa com seringa vazia em Salto — Foto: Arquivo pessoal

O caso foi registrado durante vacinação por drive-thru em 9 de fevereiro. Em nota, a prefeitura afirmou que foi um problema ocasional e que não há golpe na vacinação municipal.

Ao G1, o filho do idoso contou que foi levar os pais para se vacinarem no Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Saltense. A mãe foi a primeira imunizada e depois o pai, Alberto Martinho, que é cadeirante.

“Minha mãe foi vacinada primeiro e, depois, a enfermeira pediu se tinha como tirar ela do carro porque, segundo o protocolo, a vacina precisa ser aplicada no braço direito. Então, primeiro ela aplicou na minha mãe. Depois tirei minha mãe do carro e ela entrou pra aplicar a dose do meu pai, que é cadeirante”, afirmou Edson Martinho.

Contudo, durante a aplicação, a profissional percebeu que não havia injetado a dose do imunizante. Como o filho filmava o pai sendo vacinado, ele conseguiu registrar o momento em que a enfermeira constata o erro (veja vídeo abaixo).

“Na hora, foi ela que falou. Ela tirou a agulha, olhou por um tempo e logo em seguida já pediu desculpas. Disse que ia aplicar outra. Não sei se eu estar filmando influenciou em algo. Mas nos disseram que realmente foi um equívoco ali na hora”, disse.

Ainda de acordo com Edson, a família entrou em contato com a Secretaria de Saúde e foi informada que foi um equívoco mesmo e que a enfermeira é uma profissional competente. “Fica o alerta para as pessoas ficarem atentas”, ressaltou.

Enfermeira aplica vacina em idoso após 1ª tentativa com seringa vazia em Salto

Enfermeira aplica vacina em idoso após 1ª tentativa com seringa vazia em Salto

A Prefeitura de Salto informou, em nota, que a informação divulgada em redes sociais e aplicativos de que estaria ocorrendo um golpe na vacinação municipal é falsa e caluniosa.

“O fato ocorreu apenas por um problema ocasional na administração da vacina e, imediatamente após, o idoso em questão foi prontamente atendido e vacinado, conforme comprovado pelos próprios familiares e constatado no próprio vídeo. Já estamos averiguando e tomando medidas em relação a algumas publicações enganosas que foram feitas a esse respeito”, afirmou.

VÍDEO: flagrantes de falsa aplicação da vacina ou seringas vazias

VÍDEO: flagrantes de falsa aplicação da vacina ou seringas vazias

*Sob supervisão de Paola Patriarca

Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da região

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Secretário Municipal de Sorocaba é preso em força-tarefa

O secretário de Recursos Humanos da Prefeitura de Sorocaba, Rodrigo Onofre, foi preso prev…