O número de pedidos de empréstimos de pequenas e médias empresas de São Paulo disparou 80% entre os dias 16 e 20 de março em relação a primeira semana do mês, segundo dados da BizCapital, fintech que concede crédito a esse tipo de companhia. No Rio de Janeiro, o salto foi ligeiramente maior, de 82% no período.

“O que percebemos são empresário muito preocupados. Todo mundo está tentando tomar crédito para ter capital de giro para esse momento, e ao mesmo tempo já tem bastante gente relatando que já foi afetada pela crise”, afirma Francisco Ferreira, sócio-fundador da BizCapital.

Em todo o Brasil, a BizCapital notou um aumento de 40% no número de pedidos de empréstimos, sendo que em 67% dos casos o motivo apontado foi o impacto do coronavírus.

Ferreira explica que São Paulo e Rio de Janeiro concentram os casos da pandemia no Brasil, o que justifica a maior procura por empréstimos nas pequenas e médias empresas desses estados.

Nas capitais paulista e fluminense, os prefeitos estão orientando o distanciamento social, o fechamento de comércios não essenciais e escolas não têm aulas. Contudo, mesmo em localidades em que essas diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde) não estão sendo aplicadas, o movimento nas ruas vem caindo, e o faturamento das empresas também.

“Acredito que as pessoas estão se precavendo do problema, não acho que elas já estejam sem dinheiro. Nossa percepção é de que o cliente ainda está conseguindo honrar seus pagamentos, mas querendo se preparar”, explica Ferreira.

Entre as empresas clientes da BizCapital, 91% relataram já ter seus negócios impactados pela pandemia do coronavírus.

“Ainda vai ter muita demanda por crédito. Março foi uma corrida mais desesperada, mas a demanda vai ser gigantesca nos próximos meses”, diz sócio-fundador da fintech.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

RaiaDrogasil tem vagas de emprego abertas em Jundiaí

A RaiaDrogasil está com vagas de emprego abertas em Jundiaí. A RD – Gente, Saúde e Bem-est…