

Golfinhos são flagrados por pescador em Santos
Um pescador flagrou bem de perto o grupo de golfinhos que fez uma aparição rara em Santos, no litoral de São Paulo. Em outro momento, portuários registraram o mesmo grupo próximo aos navios de carga no porto. Segundo uma bióloga consultada pelo G1, a cena é extremamente rara. O último registro de golfinhos no estuário teria sido feito na década de 1990.
O grupo de golfinhos foi visto no canal do estuário e também próximo a costa. Um dos vídeos que viralizaram nas redes sociais foi de um pescador que filmou um dos golfinhos bem próximo ao barco de pesca com a intenção de mostrar à filha. Surpreso, ele vibra a cada salto do golfinho.
“Olha aqui Juju, ao lado do barco do papai, filha. Olha quantos! Olha Juju, que lindo filha, do lado do barco do papai. Eita. A natureza é divina”, disse o pescador. Ele mostra ainda, nas imagens, todo o grupo de golfinhos que nadavam logo atrás do barco.
Golfinhos são flagrados por pescador em Santos. — Foto: Reprodução
O grupo também foi flagrado por pessoas que faziam a travessia de balsas entre Santos e Guarujá e também por vários trabalhadores portuários, no momento em que os animais passaram pelo canal do Porto de Santos.
O engenheiro naval Adagamos Sartini registrou a aparição dos animais próximos a navios de carga. As fotos e o vídeo gravado por ele mostram os animais saltando juntos por diversas vezes. “Em frente ao terminal 35. Devia ter uns 30 golfinhos, eles estavam saindo do canal do porto e indo em direção ao mar aberto. Dava para ver que os machos, os maiores, ficavam ao lado protegendo as fêmeas e os filhotes”, conta.

Vídeo flagra passagem de golfinhos pelo Porto de Santos, SP
A bióloga Andrea Maranho, coordenadora técnica do Instituto Gremar, identificou que o grupo pertence a espécie stenella sp, conhecido como golfinho-pintado. Ela analisou o vídeo e disse que os animais pareciam bem saudáveis e que não é possível saber o motivo da aparição deles nesta região. A preocupação é que eles colidam com as embarcações.
Segundo ela, é difícil ver animais desta espécie no canal do Porto e tão próximos a costa. “É um evento muito raro. Normalmente, avistamos esses golfinhos quando saímos do estuário, navegando sentido Laje de Santos, por exemplo”, fala. De acordo com a bióloga, a última aparição foi registrada na década de 1990 e, ainda assim, eram de botos-cinza, uma espécie estuarina.
Golfinhos são flagrados por pescador em Santos. — Foto: Reprodução
Golfinhos são flagrados por pescador em Santos. — Foto: Reprodução