Golfinhos são flagrados por pescador em Santos

Golfinhos são flagrados por pescador em Santos

Um pescador flagrou bem de perto o grupo de golfinhos que fez uma aparição rara em Santos, no litoral de São Paulo. Em outro momento, portuários registraram o mesmo grupo próximo aos navios de carga no porto. Segundo uma bióloga consultada pelo G1, a cena é extremamente rara. O último registro de golfinhos no estuário teria sido feito na década de 1990.

O grupo de golfinhos foi visto no canal do estuário e também próximo a costa. Um dos vídeos que viralizaram nas redes sociais foi de um pescador que filmou um dos golfinhos bem próximo ao barco de pesca com a intenção de mostrar à filha. Surpreso, ele vibra a cada salto do golfinho.

“Olha aqui Juju, ao lado do barco do papai, filha. Olha quantos! Olha Juju, que lindo filha, do lado do barco do papai. Eita. A natureza é divina”, disse o pescador. Ele mostra ainda, nas imagens, todo o grupo de golfinhos que nadavam logo atrás do barco.

Golfinhos são flagrados por pescador em Santos. — Foto: Reprodução

O grupo também foi flagrado por pessoas que faziam a travessia de balsas entre Santos e Guarujá e também por vários trabalhadores portuários, no momento em que os animais passaram pelo canal do Porto de Santos.

O engenheiro naval Adagamos Sartini registrou a aparição dos animais próximos a navios de carga. As fotos e o vídeo gravado por ele mostram os animais saltando juntos por diversas vezes. “Em frente ao terminal 35. Devia ter uns 30 golfinhos, eles estavam saindo do canal do porto e indo em direção ao mar aberto. Dava para ver que os machos, os maiores, ficavam ao lado protegendo as fêmeas e os filhotes”, conta.

Vídeo flagra passagem de golfinhos pelo Porto de Santos, SP

Vídeo flagra passagem de golfinhos pelo Porto de Santos, SP

A bióloga Andrea Maranho, coordenadora técnica do Instituto Gremar, identificou que o grupo pertence a espécie stenella sp, conhecido como golfinho-pintado. Ela analisou o vídeo e disse que os animais pareciam bem saudáveis e que não é possível saber o motivo da aparição deles nesta região. A preocupação é que eles colidam com as embarcações.

Segundo ela, é difícil ver animais desta espécie no canal do Porto e tão próximos a costa. “É um evento muito raro. Normalmente, avistamos esses golfinhos quando saímos do estuário, navegando sentido Laje de Santos, por exemplo”, fala. De acordo com a bióloga, a última aparição foi registrada na década de 1990 e, ainda assim, eram de botos-cinza, uma espécie estuarina.

Golfinhos são flagrados por pescador em Santos. — Foto: Reprodução

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

CPFL abre inscrições para Escola de Eletricistas

Interessados em aprender um novo ofício já podem se inscrever no Curso de Formação de Elet…