Diante do cenário de transmissão do coronavírus e a necessidade atual de evitar aglomerações e determinar ações de prevenção, a Prefeitura de Salto definiu nesta segunda-feira (16), uma série de ações para o enfrentamento ao coronavírus. A reunião foi convocada pelo Prefeito Geraldo Garcia, e contou com a participação das secretarias municipais de Governo, Saúde, Educação, Cultura, Finanças, Administração, e Negócios Jurídicos.
As medidas iniciais entram em vigor a partir desta terça-feira (17), respeitando o período de adaptação, especialmente nas unidades escolares.
Dentre as ações operacionais nos setores administrativos, a Prefeitura reforçará nos espaços públicos municipais, orientações sobre os sintomas da Covid-19, as formas de transmissão e de prevenção; e utilização dos serviços de Saúde.
“Todas as ações devem ser entendidas como ações para conter a transmissão do vírus. Não há alarmismo! A Secretaria da Saúde e a administração municipal como um todo estão definindo ações respaldadas por um protocolo com orientações regidas pelo Ministério da Saúde, disse o Prefeito Geraldo Garcia.
O Chefe do Executivo ainda completou alertando que “neste momento, pedimos para que a população, especialmente o grupo de risco (idosos, diabéticos, hipertensos e pessoas com doença respiratória crônica), deve estar atenta aos comunicados e formas de prevenção; seguindo as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Municipal”, destacou.

Servidores municipais
A partir desta terça-feira (17), os servidores municipais com mais de 60 anos trabalharão de casa. As exceções são para servidores da Saúde e da Secretaria da Defesa Social. Um comunicado interno expedido pela Secretaria da Administração determinará as condições e regras do serviço interno para este grupo.

Educação
A Prefeitura seguirá as orientações do Governo do Estado de São Paulo. Durante esta semana, (até sexta-feira, 20 de março), as escolas deverão continuar abertas, com dias letivos regulares. Pais que puderem e quiserem ficar com os filhos em casa, a partir do dia 16, terão as faltas abonadas.
A partir da segunda-feira (23), as aulas deverão ser suspensas por período indeterminado em todas as escolas e nas creches da rede municipal.

Cultura
Todas as ações e eventos nos espaços públicos estão cancelados, também por prazo indeterminado. O mesmo se aplica aos cursos e oficinas ministrados pela Casa da Cultura, Conservatório Municipal e demais espaços culturais.
O Museu da Cidade de Salto e a Biblioteca Municipal estarão fechados a partir desta terça-feira (17).
O espetáculo “Paixão de Cristo”, que seria realizado nos dias 04 e 05 de abril, será adiado para uma nova data a ser definida.

Atividades complementares
A partir desta terça-feira (17), com ações no Esporte e Ação Social e Cidadania, estão com as aulas e eventos suspensos pela administração Municipal. O mesmo cabe para cursos e oficinas em andamento, nos Cras e Creas e também nos espaços do Centro de Ações Integradas e de Cultura, assim como no Programa de Integração Sociofamiliar.
Os servidores municipais que atuam nestes setores estarão disponíveis nos seus locais de trabalho para orientar a população.
Os eventos que seriam realizados pela Prefeitura também estão suspensos. Os serviços de atendimento no Atende Fácil e SAAE permanecem normais.

Turismo
O Mirante da Ponte Estaiada será fechado para visitação a partir desta terça-feira (17), por tempo indeterminado. Os parques municipais permanecem abertos; orientamos para que os visitantes sigam as etiquetas de saúde, evitando contato físico.

Saúde
Os serviços de Saúde seguem intensificados, com a orientação de procedimentos aos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, Clínicas e no Hospital Municipal.
Orientamos para que os munícipes que estão com agendamentos de exames e consultas na rede básica ou nas Especialidades Médicas, comparecem as mesmas. A medida visa a continuidade do acompanhamento desses pacientes.
Não há casos confirmados da doença em Salto. A cidade contabiliza até o momento, um caso suspeito de Covid-19, causada pelo coronavírus; o caso está em investigação e aguarda resultado.
A Prefeitura está acompanhando a situação do coronavírus e disponibilizará, informações sobre os casos e as medidas a serem tomadas, seguindo as determinações do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.

Compartilhe esta notícia:






Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Depois de mais de 220 dias fechado, Cine Plaza Itu reabre nesta sexta-feira

Salas serão reabertas após mais de 220 dias (Foto: Arquivo) Depois de mais de 220 dias fec…