A primeira edição da “Virada SP Online” vai ocorrer no fim de semana, dias 22 e 23 de agosto. O evento irá trazer mais de 12 horas de diversas atrações culturais, que terá transmissão pela plataforma de streaming e vídeo #CulturaEmCasa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a organização social Amigos da Arte e a Prefeitura de Salto.

Selecionada por meio de chamada pública no âmbito do programa “Juntos pela Cultura”, realizado pela Secretaria, a cidade de Salto recebeu o título de “Capital Cultural do Estado de São Paulo”, pela potência e pela diversidade de suas expressões culturais e pelo apoio da Prefeitura ao setor.

Originalmente, a Virada SP de Salto seria presencial, mas a pandemia do novo coronavírus não permitiu. “O adiamento deixou uma grande expectativa em toda a região”, diz Sandro Bergamo, secretário de Cultura de Salto.

Paulo Miklos, um dos artistas selecionados para o evento, não esperava que a Virada SP de Salto de transformaria na primeira Virada SP Online. “Imaginamos em março que seriam algumas semanas de paralisia e já se passaram alguns meses”, conta ele. “Agora precisamos fazer neste novo formato, que tem tudo para alcançar um público ainda maior.”

“Com a impossibilidade de realizar o evento presencialmente, a Secretaria formulou a proposta de fazer a Virada SP no formato virtual, de modo a manter o evento em 2020, celebrar a força da cena cultural de Salto e ampliar o acesso da população a uma programação cultural de qualidade”, explica Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

A Virada SP Online de Salto será uma maratona de mais de 12 horas com diversas atrações. Estão previstas lives de Paulo Miklos, DJ Dre Guazzelli, Marina Peralta e Walking Lions, entre outros, diretamente de suas casas.

Além disso, haverá também uma série de vídeos especiais de artistas como Elza Soares, Nando Reis, Ellen Oléria e Exaltasamba. Serão incluídos ainda 32 vídeos de artistas da cidade, selecionados no concurso “Quarentena Cultural”, realizado pela Secretaria de Cultura de Salto em abril deste ano.

A Virada SP Online ocorrerá também a partir do palco do Teatro Sérgio Cardoso, que em outubro completa 40 anos. Renato Rozendanz, artista saltense, será o âncora. Todo o conteúdo da Virada SP Online de Salto também ficará disponível na plataforma #CulturaEmCasa pós-evento, para exibição por demanda.

Haverá em 2020 outras 16 edições da Virada SP Online. As cidades serão selecionadas por meio de chamada pública no âmbito do programa “Juntos pela Cultura”, a ser lançada até o fim deste mês de agosto.

“Assim como os conteúdos do #CulturaEmCasa são amplos e diversos, a ViradaSP Online segue o DNA da plataforma e se caracteriza pela diversidade e pela qualidade. Será uma grande homenagem às diferentes linguagens da arte e uma celebração dos artistas de Salto”, afirma Danielle Nigromonte, diretora geral da Amigos da Arte.

#CulturaEmCasa

A plataforma de streaming #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de abril com objetivo de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade. O acesso é 100% gratuito. Nos três primeiros meses, registrou cerca de 1,2 milhão de acessos aos mais de 800 conteúdos disponibilizados.

O conteúdo é gerado pelas instituições culturais vinculadas à Secretaria, por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento.

Ainda no formato live, a plataforma #CulturaEmCasa também lançou no dia 29 de junho o programa #Diálogos Necessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões plurais com abordagens diversificadas e antagônicas. Os encontros são moderados pelo ensaísta e professor de literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo jornalista Martim Vasques da Cunha. O #Diálogos Necessários é veiculado todas as segundas e quartas-feiras, às 17h.

Na plataforma, também é possível acompanhar o #SPGastronomia, lançado no dia 6 de julho. De segunda a quinta-feira, às 19h30, chefs, nutricionistas e especialistas brindarão o público com aulas, receitas, histórias, curiosidades e debates sobre diversos temas relacionados à gastronomia de São Paulo. É uma grande vitrine da diversidade e da qualidade do setor. As lives têm nomes como Lucas Corazza, Mohamad Hindi, André Boccato, Morena Leite e Fábio Vieira.

A plataforma reúne também conteúdos inéditos de instituições ligadas à Secretaria, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, o Museu da Diversidade Sexual, a São Paulo Companhia de Dança, o Projeto Guri e a SP Companhia de Dança.

Programação  Virada SP On-line:

22 e 23/08

16h00 –  Início da transmissão no sábado
16h20 – Ellen Oléria
16h50 – Flying Colors – Dança Vertical
17h00 – Mostra Quarentena Cultural – (Bruno Vidja e Poliane Fogaça; MC Sika e Zulu; Tiago Domingues e Viviane Medina; Lucas Quaglino e Rodrigo Stoppa;  Alex Gonçalves e Thu Pianista; Leandro Lammoglia e Arilton Assunção;  Heloisa Ribeiro e Valmir Goncalvez; Giovani Franco e Adriano Amaral)
17h00 –  Quarentena Cultura (publicação das íntegras)
18h00 – Ziggy – Tributo a David Bowie
18h45 –  Dança Vertical Cia Base
19h00 – Quarteto Mpb-Jazz do Conservatório Maestro Gaó
19h50 – Mostra Quarentena Cultural – (Andreia Manho e Cleison Maia; Solange Ferreira e Sue Ellen Carneiro; Palhaça Severina e Meiriely Rodrigues; Vanessa Vitorino e Renato Bispo)
19h50 – Quarentena Cultural – (publicação das íntegras)
20h00 – Música de Brinquedo 2 – Pato Fu e Giramundo
20h30 – Larissa Luz
21h00 – Elza Soares
21h10 – Exaltasamba
21h20 – Rastapé
21h30 – Paulo Miklos
22h00 – Nando Reis
22h30 – Hammond Grooves
22h55 – Opus Pop – Zimbo Trio – Direção: PC Toledo
23h00 – Amilton Godoy
23h00 – Zimbo Trio
23h20 – Mostra Quarentena Cultural – (Renata Meneghini, Bruno Vigia; Los Negos; Pedro Henrique e Renato; Giovanni Boss; Mike Cristian; New West; Soul Faces; Inatura Brasilidades; Zeca Caetano; Juan e Reno; Lucas Finni; Rodrigo Stoppa; Guilherme Franco; W & A; Semo Caipira; Ora – pro- nobis; João Carlos)
23h20 – Quarentena Cultural (publicação das íntegras)
23h30 –  Mariana Peralta
00h30 – Walking Lions
01h30 – Festa Pilantragi com DJ Rodrigo Bento
02h00 – Mostra Quarentena Cultural – (Eliane Rocha e Aldo D’Isep; Samuel Mirex e Soul Faces; Cibele Petri e DJ da Rocha)
02h00 – Quarentena Cultural (publicação das íntegras)
02h30 – DJ Dre Guazzelli
04h00 – Mostra Quarentena Cultural – (Marcelo Pranstetter e Kelly Leal; Fernanda Luditk e Renata Meneghini; Nilo Domingues e Juan Galvão; Mih Yang e Nelson Seckler; Carlos Santino e Ruan e Reno; Luciana Fernandes e Mike Cristian; Terezinha Mello e Maria Claudia Villar; Pedro Henrique Moreira e Fabiano Gomes; Sonia Moreira e João Carlos; João Paulo Simão e Rodrigo Nascimento; Aline Alves; Guilherme Franco e Rodrigo Speroni; Doris Zucher e WBA)
04h00 – Quarentena Cultural (publicação das íntegras)
05h00 – Término da transmissão

Serviço:

Virada SP On-line
Transmissão: www.culturaemcasa.com.br

Fotos: Divulgação (Paulo Miklos) / Helen Salomão (Ellen Oléria) / Divulgação (Mariana Peralta)
Fonte: assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Vereador mais votado, Thiago Gonçales traça planos para o futuro

Foto: André Roedel Thiago Gonçales (PL), também conhecido como Adautinho, foi o candidato …