Prefeitura de Laranjal Paulista oferece barco para travessia de moradores em ribeirão

Prefeitura de Laranjal Paulista oferece barco para travessia de moradores em ribeirão

Foi prorrogada para segunda-feira (17) a volta às aulas na Escola Municipal João Salto, em Laranjal Paulista (SP). Cerca de 600 alunos estão sem aulas desde o dia 3 de fevereiro, depois que a calha do prédio cedeu em um temporal.

Segundo a Prefeitura de Laranjal Paulista, o prédio foi liberado na quarta-feira (12), e uma reunião com pais de alunos decidiu pela retomada das aulas na segunda-feira.

Ainda de acordo com a prefeitura, as aulas que foram perdidas serão repostas e os alunos não serão prejudicados.

Calha de escola em Laranjal Paulista (SP) cedeu com o volume de chuva — Foto: Defesa Civil/Divulgação Calha de escola em Laranjal Paulista (SP) cedeu com o volume de chuva — Foto: Defesa Civil/Divulgação

Calha de escola em Laranjal Paulista (SP) cedeu com o volume de chuva — Foto: Defesa Civil/Divulgação

Outros problemas provocados pela chuva

Morador está ajudando a fazer a travessia de ribeirão com barco após ponte de bairro ser levada durante temporal em Laranjal Paulista — Foto: TV TEM/Reprodução Morador está ajudando a fazer a travessia de ribeirão com barco após ponte de bairro ser levada durante temporal em Laranjal Paulista — Foto: TV TEM/Reprodução

Morador está ajudando a fazer a travessia de ribeirão com barco após ponte de bairro ser levada durante temporal em Laranjal Paulista — Foto: TV TEM/Reprodução

Desde segunda-feira (10), pelo menos 20 famílias ficaram ilhadas depois que a ponte de acesso ao bairro São Roque caiu em um temporal. O trecho é o único que dá acesso do bairro ao Centro da cidade.

Um morador tem ajudado os vizinhos a atravessarem o ribeirão com um barco. Nesta quinta-feira (13), a prefeitura disponibilizou um barco que tem capacidade para transportar dois passageiros por vez. Cada travessia demora em média um minuto e o serviço funciona das 6h às 18h30.

Segundo a prefeitura, pelo menos 15 famílias estão usando a embarcação para chegar ao trabalho ou à escola. Informou ainda que está em estudo a instalação de uma passarela no local.

A obra para construção de uma nova ponte será feita com verbas do governo do estado, mas o processo deve levar alguns dias para definir quanto e quando os recursos serão liberados.

Além da ponte do bairro São Roque, o temporal que atingiu Laranjal Paulista no começo desta semana danificou pelo menos dez pontes na cidade e deixou quatro bairros isolados.

Uma outra ponte afetada é a do bairro Bom Jardim, que apresentou problemas na estrutura e cedeu, por isso a passagem de veículos foi proibida no local.

De acordo com a Prefeitura do município, uma obra deve acontecer nesta quinta-feira (13) para resolver a situação do trecho. A Defesa Civil está monitorando todas as áreas afetadas pela chuva.

Pelo menos dez pontes ficaram destruídas em Laranjal Paulista (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM Pelo menos dez pontes ficaram destruídas em Laranjal Paulista (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

Pelo menos dez pontes ficaram destruídas em Laranjal Paulista (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

Casas foram invadidas pela água, mas não foram registrados casos de famílias desabrigadas. A prefeitura decretou estado de emergência e calamidade pública.

O prefeito de Laranjal Paulista, Alcides de Moura Campos Junior, pediu recursos à Casa Civil do Estado para auxiliar na recuperação da cidade.

O Fundo Social está arrecadando móveis, eletrodomésticos, roupas e produtos de limpeza às famílias afetadas. Os interessados devem levar as doações até a Rua Hélio Rodrigues Pires, 54.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

CPFL abre inscrições para Escola de Eletricistas

Interessados em aprender um novo ofício já podem se inscrever no Curso de Formação de Elet…