A Prefeitura de Salto tem realizado desde o mês de maio, a aplicação de testes rápidos encaminhados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde, para a detecção da Covid -19. Ao todo 3.980 testes foram encaminhados em diferentes remessas que estão sendo aplicados conforme as orientações destas instituições de saúde.
Os testes rápidos foram entregues na rede básica do município e também no Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat. De acordo com os critérios definidos, os testes são aplicados em situações especificadas e para o atendimento de grupos prioritários.

Além dos testes destinados aos profissionais da saúde e demais grupos especificados, a Prefeitura tem realizado os testes rápidos para os seguintes grupos – ampliados – conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde: profissionais da segurança, profissionais da limpeza pública, profissionais dos transportes públicos, pessoas com 60 anos ou mais; cardiopatas graves ou descompensados (insuficiência cardíaca, infartados); revascularizados, portadores de arritmias, hipertensão arterial sistêmica descompensada; pessoas com pneumopatias graves ou descompensados (dependentes de oxigênio, portadores de asma moderada/grave, DPOC); Imunodeprimidos; doentes renais crônicos em estágio avançado (graus 3, 4 e 5); diabéticos, conforme juízo clínico; gestantes de alto risco; população em situação de vulnerabilidade social (população em situação de rua); casos suspeitos em instituições fechadas.

É importante ressaltar que a indicação dos testes, mesmo para o grupo de Risco, ocorrerá somente se o indivíduo apresentar sintomas para Covid-19, caracterizado na maioria das vezes por quadro de síndrome gripal. Com o resultado em até 20 minutos, os testes são indicados a partir do oitavo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta.

Até o momento foram realizados pela Rede básica e Hospital 221 testes, sendo que destes 43 teve resultado confirmado.
O teste é um auxílio importante para o diagnóstico, e a ampliação da testagem permite a adoção de medidas para isolamento e consequente diminuição da transmissão. Por isso, a medida tem como objetivo garantir o diagnostico principalmente daqueles que estão na linha de frente de atuação contra coronavírus.

Compartilhe esta notícia:





Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Diazepam: Veja os nomes curiosos dos candidatos em 2020

O festival de nomes curiosos de candidatos para as eleições 2020 já começou. Chupeta, Tcha…