A Prefeitura de Sorocaba confirmou ontem (3) que Sorocaba voltará a ter rodeio após 13 anos. A previsão é que o evento aconteça em novembro ou dezembro deste ano. Questionada se a festa ficará por conta da iniciativa privada, a administração municipal informou que essa questão está em estudo, bem como o local onde será realizado. Ainda não há informações sobre as atrações do evento.

Sancionada em 26 de julho de 2021, a Lei Municipal nº 12.326 dispõe a respeito das normas para a realização de rodeios em Sorocaba. Conforme a Prefeitura, a lei prioriza o bem-estar animal, por meio de uma série de diretrizes, e suplementa a legislação federal vigente.

“O evento proporcionará a movimentação em vários setores econômicos da cidade, como o turismo, hotelaria e gastronomia. Isso porque muitas pessoas vêm de outras cidades ou estados, utilizando os serviços e atrativos turísticos do município, gerando tributos para a cidade, a serem utilizados nas políticas públicas locais, além da geração de empregos”, justifica a Prefeitura.

Temporada de rodeio

A 65ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, por exemplo, está de volta após dois anos. Considerado o maior evento da América Latina, a festa acontece de 18 a 28 de agosto, no Parque do Peão — uma área de mais de 2 milhões de metros quadrados com infraestrutura completa. Além do rodeio em diferentes modalidades, os frequentadores encontrarão no local quatro palcos com shows musicais, apresentações culturais, feira comercial, área de camping, entre outras novidades. Jorge e Matheus, Gustavo Lima e Maiara e Maraisa estão entre as inúmeras apresentações musicais da festa.

Em sua última edição, realizada em 2019, a Festa de Barretos movimentou aproximadamente R$ 900 milhões com o turismo, segundo a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, que mediu o impacto econômico do evento. O público da festa em 2019 foi de 800 mil pessoas, deste total, 58% eram turistas. De acordo com o levantamento, o gasto médio dos turistas na cidade foi de R$ 2.345 em cinco dias de evento (tempo médio de permanência na cidade). Os principais gastos dos turistas em Barretos foram com hospedagem, transporte, alimentação, compras e lazer.

Outra cidade que vai realizar mais uma edição do rodeio nos próximos meses é Itu. A 14ª edição do Rodeio da cidade acontece entre os dias 2 a 10 de setembro, na Arena Itu. A programação conta com shows de Henrique e Juliano, João Bosco e Vinícius, Zé Neto e Cristiano, Pedro Sampaio, Alok, entre outros. (Virgínia Kleinhappel Valio)

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Bolsas de estudo de 100% SENAC: 16 mil oportunidades disponíveis, saiba mais

A formação de um estudante é o momento crucial para definir o tipo de trabalho que a pesso…