Quer receber as principais Notícias de Salto e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.
Três regiões da cidade foram notificadas que ficariam sem água nesta sexta-feira (18)
Com nível baixo de represas, Saae interrompe abastecimento
Segundo o Saae, as represas do Ferraz e Castelinho estão com apenas 13%. Crédito da foto: Fábio Rogério (18/10/2019)

Três regiões de Sorocaba tiveram o abastecimento de água interrompido na tarde desta sexta-feira (18) por conta do baixo nível das represas do Ferraz e Castelinho. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em uma semana os reservatórios tiveram queda de 30% do nível e atualmente estão em 13% da sua capacidade. A falta de chuvas e o consumo elevado teriam causado o problema.

Já o reservatório do Ipaneminha, que é utilizado como complemento no abastecimento de água bruta da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado, está com 20% de água, enquanto Itupararanga, responsável por 80% do abastecimento da cidade, tem 54% do nível de água.

A autarquia divulgou um alerta ainda na manhã desta sexta-feira (18) informando os moradores sobre o desabastecimento. Segundo o Saae, residências do bairro Cajuru ficaram sem água a partir das 14h. Já na região do Iporanga 2 — que abrange os bairros Jardim do Paço, Vicente Moraes, Vila Inglesa e Vila Suíça — e a parte alta da Vila Haro (Jardim Prestes de Barros, Jardim Gutierres, Jardim Rosália Alcoléa e Parque Três Meninos) tiveram o abastecimento interrompido por volta das 17h.

Leia mais  Homem é encontrado morto em linha férrea de Itapetininga

Em outras regiões

Alexandre Arantes Carvalho d’Almeida, 49, reside na Vila São João, conta que nesta sexta-feira (18), por volta das 9h, percebeu que as torneiras de sua casa estavam secas. “Alguns vizinhos estavam falando que tinha um buraco na rua com vazamento. Fomos até lá e não tinha nada aparente. Sei que lá fica o registro então acredito que os funcionários do Saae vieram e fecharam esse registro”, afirma o morador.

O Saae foi questionado sobre esse problema, mas não explicou as causas do desabastecimento na Vila São João. A autarquia informou que está emitindo os comunicados de possibilidade de desabastecimento nos bairros através das redes sociais do próprio Saae e também da Prefeitura de Sorocaba.

Recorrente

O abastecimento de água vem sendo interrompido em algumas regiões da cidade desde sábado, dia 12, no feriado do Dia das Crianças. Na ocasião, bombas de cinco reservatórios foram desligadas e religadas na manhã de domingo. A falta de água afetou bairros abastecidos pelos reservatórios do Júlio de Mesquita Filho, da Vila Barão, da Terra Vermelha, do Horto e do Maria Eugênia.

Leia mais  Homem com máscara de ‘La Casa de Papel’ assalta bar em Sorocaba

Segundo o Saae, o desligamento ocorreu em decorrência da falta d’água na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado, “por conta do consumo elevado devido ao calor”. A autarquia segue alertando sobre o risco de falta de água, já que todas as represas estão com os níveis considerados baixos. (Larissa Pessoa)

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

Leia também

Não vai perder o 3º Festival de Coros de Itu: veja mais e corra, começa dia 22

Se você gosta de uma boa música, não pode perder essa.Começa na 6ª feira o 3º Festival de …