Cresce procura por caixa-d‘água social
As caixas-d‘água de 500 litros são entregues a famílias de baixa renda. Crédito da foto: Divulgação / Saae Sorocaba

Desde o início do sistema de rodízio no abastecimento de água em Sorocaba, no começo deste mês, a procura pelo programa Caixa-d’água Social tem aumentado a cada dia, segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Muitos munícipes têm procurado a central de atendimento da autarquia e as Casas do Cidadão em busca de informações detalhadas de como se inscrever para receber o benefício.

O programa social tem como objetivo proporcionar às famílias comprovadamente de baixa renda o direito de receber, sem qualquer custo, uma caixa-d’água de 500 litros em PVC e um kit com todos os materiais para a instalação. “Entendemos como muito positiva essa procura pelo programa, pois até então o número de munícipes inscritos vinha sendo pequeno e esperamos que cada vez mais se amplie, pois a reservação de água nos imóveis é fundamental para que o abastecimento fique garantido por algumas horas”, destaca Mauri Pongitor, diretor-geral do Saae.

Leia mais  Chuva derruba árvores e provoca quedas de energia em Sorocaba

Ele lembra que a caixa-d’água é útil não só agora, com o rodízio, mas também em qualquer momento de imprevisto, como nos casos de manutenção de vazamentos nas redes públicas, quando é necessário que a autarquia interrompa a distribuição de água numa determinada região, para que o reparo necessário seja executado.

Até o momento, de acordo com o Saae, apenas 167 caixas-d’água foram entregues aos inscritos e contemplados, desde que o programa foi implantado, num total de três lotes, mas nos próximos meses, diante dos novos pedidos, as entregas devem aumentar. No primeiro lote 53 famílias receberam a caixa com o kit de materiais, no segundo foram entregues 65 conjuntos e no terceiro receberam o benefício 49 famílias.

Kit completo

O kit de instalação que acompanha a caixa-d’água é composto de todo o material necessário para proceder a instalação, que deve ser providenciada pela família beneficiada. São dezoito itens ao todo, incluindo boia, registros, conexões, canos, cola, lixa e veda rosca, acompanhados de um manual de instalação.

Leia mais  Marinho Marte receberá salário retroativo a agosto da Câmara de Sorocaba

Para se beneficiar do programa, os interessados devem atender alguns requisitos estabelecidos, tais como renda familiar de até três salários-mínimos; cadastro atualizado junto ao Saae (nome do usuário na conta de água deve ser o mesmo do requerente ao programa); não possuir caixa-d’água no imóvel; ter o pagamento das contas de água em dia; e o imóvel deve possuir estrutura para receber a caixa d’água. As inscrições ao programa podem ser realizadas diretamente no site da autarquia, que é o www.saaesorocaba.com.br. (Larissa Pessoa)

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

Leia também

Açougue recém inaugurado é roubado por quatro assaltantes no Morada do Sol

Um açougue foi assaltado na noite de  sexta-feira (14) no bairro Jardim Morada do Sol…