Quer receber as principais Notícias de Salto e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Diante dos resultados notórios de combate à poluição visual e preservação do patrimônio, a “lei das fachadas” de Itu rendeu à cidade destaque na etapa estadual da 32º Edição do Prêmio “Rodrigo de Melo Franco de Andrade”. O projeto concorre  pelo Segmento Entidades Governamentais da Administração direta ou indireta (autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista, e fundações públicas), dos níveis federal, estadual ou municipal, Categoria “Ações de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material”. Agora, o município, que foi selecionado pela Comissão Estadual de Avaliação da Superintendência do Estado de São Paulo, participa da etapa Brasil do prêmio.

Promovido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o Prêmio “Rodrigo Melo Franco de Andrade” prestigia, em caráter nacional, as ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro que mereçam registro, divulgação e reconhecimento público. A premiação é oferecida anualmente e tem destacado a diversidade e a riqueza do Patrimônio Cultural Brasileiro.

O projeto apresentado pela cidade é “A paisagem ituana como Patrimônio Cultural”, elaborado sobre a “lei de fachadas”, implantada pelo atual governo em abril de 2017 como um Decreto de autoria do Poder Executivo e posteriormente transformada, no inicio de 2019,  em Lei Municipal na Câmara.

Essa indicação ao prêmio nacional é um reconhecimento ao trabalho que desenvolvemos para formular e implantar essa lei na cidade. Muito além de recuperar a aparência das fachadas, houve uma revitalização do Centro Histórico, refletindo de maneira positiva em diversos pontos como o aquecimento do comércio, a atração de turistas e até o aumento da segurança”, comenta o prefeito Guilherme Gazzola.

Graças a essa iniciativa do Poder Público local, Itu passou a contar com normas de padronização e conservação das fachadas do seu Centro Histórico, através da definição de tamanho da placa de propaganda, cores usadas nas pinturas dos imóveis e outros aspectos.

A escolha da etapa Brasil, de acordo com o edital, se dará no final do mês de agosto.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

Leia também

Bebê encontrado em lixão de Itu estava em um saco plástico com parte da cabeça queimada

Um feto de um bebê foi encontrado morto em um lixão na tarde desta sexta-feira (16), em It…