Os moradores de Itu e Salto aguardam, com expectativa, a inauguração do Trem Republicano, que irá ligar as duas cidades. Desde que o projeto começou, já se foram 15 anos.

Neste período, sempre se falou sobre a necessidade de se conseguir, entre outras coisas, uma locomotiva a vapor, a conhecida Maria Fumaça. Porém, um comunicado à imprensa pela empresa que irá administrar o trem, revelou que o mesmo será a diesel.

Em agosto, a Serra Verde Express assinou um acordo com o Citrem (Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano) que será responsável por serviços de conservação, manutenção, vigilância, limpeza, fiscalização, jardinagem e controle de passageiros.

Os executivos da Serra Verde Express e os membros da ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária- firmaram um contrato de parceria, assinado durante um passeio no trem de Curitiba, no dia 28.

Em comunicado á imprensa, a empresa explica que “a ABPF ficará responsável pela manutenção das locomotivas Diesel que serão utilizadas no circuito e, também a Serra Verde , passara a auxiliar a ABPF na formatação de pacotes turísticos com a inserção de circuitos ferroviários , assim como , suporte na comercialização dos mesmos.”

Questionamos a Prefeitura de Salto sobre a alteração. “Apesar de aventada a utilização de uma Maria Fumaça na operação do Trem Republicano, o edital de concessão publicado em junho deixou em aberto o tipo de tração que seria utilizada no passeio, para que a licitação fosse ampliada. A empresa Serra Verde Express, vencedora do certame, apresentou um plano de negócio considerando a tração à diesel, escolha que não prejudica a operação, já que o diferencial do Trem Republicano é seu contexto histórico e cultural – único no país”, disse a Assessoria.

Nos bastidores políticos, o que se comenta é que, com o projeto quase pronto, os prefeitos das duas cidades não querem correr o risco de deixarem o atrativo turístico para um possível próximo Chefe do Executivo inaugurar, caso percam as eleições de novembro.

Como uma Maria Fumaça ainda iria demorar para ser providenciada, um trem a diesel foi a solução encontrada para apressar e finalizar o projeto, que desta vez foi prometido para dezembro deste ano.

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